O que são machos manuais e qual a maneira certa de uso


 Nesta matéria você vai conhecer mais sobre Machos Manuais e como utilizar da maneira certa e entender como tornar o uso muito mais eficiente.

O processo de rosqueamento é amplamente utilizado na fabricação de peças nos mais diferenciados segmentos de atuação da indústria. As roscas podem ser feitas através de ferramentas específicas como insertos para rosqueamento, machos máquina e machos manuais.

Os machos manuais são utilizados em produção de pequena escala, comumente utilizado para repassar roscas danificadas na área de manutenção das indústrias.

São fabricados de Aço Rápido (HSS) e possuem ampla variedade de perfis de rosca, como rosca métrica, métrica fina, UNC, UNF, BSW e outras.

Costuma-se utilizar um jogo de machos manuais composto por 3 peças, onde o 1° macho efetua 55% do perfil da rosca, o 2° macho efetua 25% e o 3° por sua vez efetua outros 20%. 


Kit Duo Pack

Uma ótima opção é o Kit Duo Pack da Dormer Pramet, que substitui o jogo de macho com 3 peças por um kit de ferramentas composto por um macho capaz de fazer a rosca completa em uma só operação acompanhado por uma broca que efetua o pré-furo com diâmetro compatível.



Para um processo de rosqueamento manual eficiente, alguns pontos devem ser levados em consideração, como por exemplo:

 ·    Manuseio correto da ferramenta: para manipular corretamente o macho manual, deve-se utilizar outra ferramenta chamada desandador. Sua função é auxiliar o usuário a virar o macho.

 ·         Lubrificação preliminar do furo: o furo a ser efetuada a rosca deve estar lubrificado com intuito de refrigerar e lubrificar a ferramenta durante o processo.
 
·         Manter o esquadro da rosca: ao iniciar a rosca, o macho deve estar posicionado perpendicularmente com relação ao furo, para tal, recomenda-se a utilização de um esquadro de luz para auxiliar no posicionamento inicial.
 
·         Obedecer a sequência de utilização dos machos: alterar a ordem de utilização dos machos pode comprometer sua vida útil, deve-se respeitar a sequência 1° macho, logo após o 2° macho e por último o 3° macho. As ferramentas possuem marcações na haste para auxiliar na identificação, 1° macho possui um traço na haste, o 2° macho possui dois traços na haste e o 3° não possui nenhum traço.
 
·         Diâmetro correto do pré-furo: deve-se efetuar o pré-furo com diâmetro de acordo com a rosca a ser feita, uma seleção incorreta pode ocasionar na quebra da ferramenta ou deixar a rosca fora de sua especificação.
 
·         Quebrar o cavaco durante o rosqueamento: para quebrar o cavaco e livrar os canais de saída do macho, deve-se a cada volta da ferramenta girá-la ¼ de volta no sentido contrário para quebrar o cavaco.


Gostou da matéria? Para saber mais sobre os Machos Manuais, as opções de mercado e suas aplicações, entre em contato com a Carlsons, nossa equipe especializada conta com expertise e vasto conhecimento do assunto e lhe indicará a melhor ferramenta para atender à sua necessidade.

Para conhecer o catálogo completo Dormer Pramet: http://bit.ly/catalogodormer


Deixe um comentário ou mande um e mail para vendas@carlsons.com.br.

 



Comentários