Um O-Ring é uma vedação de polímero mais frequentemente
usada em energia de fluídos como uma vedação dinâmica ou estática. Para
aplicações pneumáticas leves, um O-ring é uma tecnologia de vedação adequada
usada em pistões , hastes de pistão,
carretéis de válvulas e outros locais em sistema de ar.
Os O-rings são mais são mias adequados para vedação de
superfícies estáticas em aplicações hidráulicas, como vedações da extremidade
da camisa do cilindro, tampas da bomba e
interface do manifold entre outros.
Os retentores estáticos O-ring tem apenas uma função: evitar
que o meio de pressão de ar ou hidráulica escape dos cilindros, válvulas,
bombas e outros componentes. Você deve projetar corretamente sua cavidade e
escolher o diâmetro de vedação e a seção transversal corretos para se adequar a
esse bolsão.
Um O-ring deve ser apertado durante a instalação mas não
tanto a ponto de danificá-lo. Além disso, o composto da borracha de vedação
deve ser selecionado levando-se em conta o fluido e a temperatura, pois até as
vedações de tamanho correto falharão quando não forem adequadas às condições
ambientais.
Entender os 5 principais motivos pelos quais os anéis de
vedação falham ajudará você a garantir
designs duradouros.
1. Bolsa de vedação projetada incorretamente – uma
vedação deve residir levemente comprimida dentro de uma cavidade para evitar a
extrusão através da folga entre cada superfície. O espaço entre as duas
superfícies de vedação é chamado de folga de extrusão, que não pode ser muito
grande. Se o “E-gap” for muito grande, a pressão interna ao componente pode
espremer o material de borracha para fora desse vão. Essa “mordidela” do selo
assume a forma de uma delicada fita de borracha saindo da circunferência do
O-ring.
2. Selo muito pequeno – Um selo muito pequeno para
sua bolsa projetada não vedará com muita eficiência e simplesmente permitirá
que o fluido passe. Esse tipo de falha tende a ocorrer rapidamente, pois a
vedação não pode se formar efetivamente no bolso para evitar o desvio de
fluido. Mesmo que o tamanho seja ligeiramente menor que o necessário, a vedação
falhará antes do correto.
3. Selo muito grande – Se um selo for muito grande
para sua cavidade, o componente pode nunca selar corretamente para começar. Por
exemplo, a instalação de uma haste de
pistão em uma cabeça de cilindro pode ser impossível se o O-ring for muito
grande. Uma vedação ligeiramente maior ainda pode permitir que a instalação
ocorra, mas irá falhar porque a vedação é comprimida mais apertada que o projetado. Um O-ring deve ser comprimido o
suficiente para preencher
sua cavidade, mas muita compressão deforma a vedação em uma forma retangular à
medida que perde sua elasticidade.
4. Compatibilidade de temperatura incorreta – O polímero do O-ring deve ser selecionado para funcionar dentro da faixa de temperatura específica para a aplicação. Um selo de nitrilo Buna usado em ambiente frio resulta no endurecimento do O-ring , e ele perde a elasticidade necessária para adaptar ao formato se sua cavidade. Um exemplo de falha do O-ring de degradação térmica é o dano causado por calor excessivo. Por outro lado, quando você expõe uma vedação a condições ambientais quentes, ela pode se tornar muito mole. Um O-ring quente pode ficar pegajoso e facilmente extrudar através de pequenos espaços e especialmente em aplicações onde o E-gap pode mudar como com O-rings usados como vedações de extremidade em cilindros hidráulicos.
5. Compatibilidade de fluido incorreta – Nem todas as vedações funcionam com todos os meios fluidos e o polímero de vedação deve ser compatível com o tipo de fluido. Muitas aplicações hidráulicas que usam vedações e uretano e óleo hidráulico padrão não apresentam problemas de compatibilidade. Mas se o fluido acabar sendo água-glicol, por exemplo, as vedações de uretano irão rachar ou quebrar.
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