Flhas no O-ring


 Fonte/texto: news.fluidpowernet.net

Um O-Ring é uma vedação de polímero mais frequentemente usada em energia de fluídos como uma vedação dinâmica ou estática. Para aplicações pneumáticas leves, um O-ring é uma tecnologia de vedação adequada usada em pistões , hastes  de pistão, carretéis de válvulas e outros locais em sistema de ar.

Os O-rings são mais são mias adequados para vedação de superfícies estáticas em aplicações hidráulicas, como vedações da extremidade da camisa do cilindro, tampas da bomba  e interface do manifold entre outros.

Os retentores estáticos O-ring tem apenas uma função: evitar que o meio de pressão de ar ou hidráulica escape dos cilindros, válvulas, bombas e outros componentes. Você deve projetar corretamente sua cavidade e escolher o diâmetro de vedação e a seção transversal corretos para se adequar a esse bolsão.

Um O-ring deve ser apertado durante a instalação mas não tanto a ponto de danificá-lo. Além disso, o composto da borracha de vedação deve ser selecionado levando-se em conta o fluido e a temperatura, pois até as vedações de tamanho correto falharão quando não forem adequadas às condições ambientais.

Entender os 5 principais motivos pelos quais os anéis de vedação falham ajudará  você a garantir designs duradouros.

1.     Bolsa de vedação projetada incorretamente – uma vedação deve residir levemente comprimida dentro de uma cavidade para evitar a extrusão através da folga entre cada superfície. O espaço entre as duas superfícies de vedação é chamado de folga de extrusão, que não pode ser muito grande. Se o “E-gap” for muito grande, a pressão interna ao componente pode espremer o material de borracha para fora desse vão. Essa “mordidela” do selo assume a forma de uma delicada fita de borracha saindo da circunferência do O-ring.

2.     Selo muito pequeno – Um selo muito pequeno para sua bolsa projetada não vedará com muita eficiência e simplesmente permitirá que o fluido passe. Esse tipo de falha tende a ocorrer rapidamente, pois a vedação não pode se formar efetivamente no bolso para evitar o desvio de fluido. Mesmo que o tamanho seja ligeiramente menor que o necessário, a vedação falhará antes do correto.

3.     Selo muito grande – Se um selo for muito grande para sua cavidade, o componente pode nunca selar corretamente para começar. Por exemplo, a instalação de uma haste  de pistão em uma cabeça de cilindro pode ser impossível se o O-ring for muito grande. Uma vedação ligeiramente maior ainda pode permitir que a instalação ocorra, mas irá falhar porque a vedação é comprimida mais apertada que o  projetado. Um O-ring deve ser comprimido o suficiente para preencher sua cavidade, mas muita compressão deforma a vedação em uma forma retangular à medida que perde sua elasticidade.

4.     Compatibilidade de temperatura incorreta – O polímero do O-ring deve ser selecionado para funcionar dentro da faixa de temperatura específica para a aplicação. Um selo de nitrilo Buna usado em ambiente frio resulta no endurecimento  do O-ring , e ele perde a elasticidade necessária para adaptar ao formato se sua cavidade. Um exemplo de falha do O-ring de degradação térmica é o dano causado por calor excessivo. Por outro lado, quando você expõe uma vedação a condições ambientais quentes, ela pode se tornar muito mole. Um O-ring quente pode ficar pegajoso e facilmente extrudar através de pequenos espaços e especialmente em aplicações onde o E-gap pode mudar  como com O-rings usados como vedações de extremidade em cilindros hidráulicos.

  5.  Compatibilidade de fluido incorreta – Nem todas as vedações funcionam com todos os meios fluidos e o polímero de vedação deve ser compatível com o tipo de fluido. Muitas aplicações hidráulicas que usam vedações e uretano e óleo hidráulico padrão não apresentam problemas de compatibilidade. Mas se o fluido acabar sendo água-glicol, por exemplo, as vedações de uretano irão rachar ou quebrar.



Comentários