Torquímetros: A importância do torque certo

 

Aplicações para Indústria automotiva, Construção civil, Indústria naval, Montagem de equipamentos eletrônicos, Indústria aeroespacial. 



O que é um torquímetro?

Torquímetro é uma ferramenta que aperta parafusos, porcas ou outro dispositivo de fixação com uma força específica, chamada torque. É uma ferramenta de precisão que ajuda a evitar danos às peças. 

O grande diferencial do torquímetro é que o aperto pode ser realizado com um valor de torque pré-definido.

Ou seja, a função principal é permitir ao usuário medir a quantidade de pressão que está sendo aplicada para garantir que corresponda às especificações recomendadas para o trabalho.

 

 

O que é torque?

Torque é a medida da força de rotação aplicada a um objeto em torno de um eixo. Deve ser aplicado com precisão para garantir que as peças estejam seguramente fixadas sem serem danificadas por excesso de aperto.

 

Tipos de Torquímetros:

Os mais usados atualmente são:

Torquímetro de vareta: Indica torque através de uma tabela graduada acoplada ao produto. Indicado em serviços menores, leves e de pouca precisão

Torquímetro de estalo: Tem uma escala de clique que dá um som audível de estalo quando o ajuste de torque correto é atingido. É movida por força humana, e precisa de calibração.

Torquímetro digital: Não possui nenhum tipo de peça móvel. Com um sensor digital, que sente quanta força de faz necessária, e mostra através de seu painel digital.

Torquímetro de giro livre: Ele permite que o usuário gire livremente até alcançar o torque desejado, geralmente por meio de um sistema de ajuste de leitura direta. Ele não dá nenhum “tipo de sinal”, quando o torque é atingido, igual ao de estalo, por exemplo.

Torquímetro de relógio: Utiliza um sistema de leitura baseado em um relógio analógico (ou mostrador) para indicar o valor de torque aplicado a uma peça.

 

 

Unidades de medidas:

Newton metro (N.m),

Quilograma – força metro (kgf. m),

Libra – força polegada (lbf.in),

Libra – força pé (lbf. ft). 

 

 

Como usar:

Para usar um torquímetro, primeiro ajuste o valor de torque desejado na escala da ferramenta, de acordo com as especificações do fabricante da peça. Posicione o torquímetro corretamente na cabeça do parafuso ou porca e comece a aplicar torque lentamente. Se for um torquímetro de estalo, você ouvirá ou sentirá um clique quando o valor de torque desejado for atingido, indicando que deve parar de apertar. Em modelos de relógio ou digitais, observe a leitura e pare quando atingir o torque necessário. Após o uso, desengate a chave e, se for mecânico, ajuste para a posição mínima para preservar a ferramenta.




Vantagens:

  • Evita apertos excessivos, que podem espanar parafusos
  • Evita apertos insuficientes, que podem comprometer a segurança da montagem
  • Garante mais segurança em montagens e manutenções

 

Dicas adicionais:

Calibração: Periodicamente, faça a calibração do torquímetro para garantir que ele forneça medições precisas.

Manutenção: Limpe o torquímetro após o uso e guarde-o em local adequado, sem bater ou forçar o mecanismo.

Torque correto: Não aplique torque excessivo ou insuficiente, pois isso pode comprometer a fixação e segurança da montagem.

Compre num lugar de confiança: A Carlsons Produtos Industriais tem uma grande gama de torquímetros. Clique aqui e faça o seu orçamento.



Não se esqueça de curtir e compartilhar ;)



Acesse também: 

Comentários