Fonte: www.fluke.com

Quais são os tipos, para que eles podem ser testados? Ao avaliar as válvulas de controle e seu desempenho, você precisa entender os diferentes tipos de válvulas e para que elas podem ser testadas. Para válvulas de fechamento de abertura / fechamento sem controle analógico, os testes são bastante simples. As válvulas abrem e fecham? Quando abertos, eles abrem todo o caminho? Quando eles fecham, eles fecham completamente? Os testes são principalmente observacionais: olhando para a válvula e observando causa e efeito no processo durante o ciclo.

As válvulas de controle são uma "fera" completamente diferente 

Essas válvulas abrem e fecham proporcionalmente e variam o grau de deslocamento, dependendo da porcentagem de amplitude do sinal de 4 a 20 mA aplicado a elas. Observar a posição da válvula, conforme relatado no indicador de deslocamento visual, fornece ao técnico ou operador uma indicação aproximada da porcentagem de deslocamento para uma configuração específica quando em operação - mas não fornece nenhuma garantia de como a válvula funcionará sob condições dinâmicas e variáveis .
Os testes de desempenho de válvulas mais sofisticados exigem a remoção da válvula e o teste de desempenho em um "comprovador de válvula". Este é um dispositivo de teste caro, fora da faixa para a maioria das lojas de instrumentos.
O provador de válvula geralmente é usado apenas pelos fabricantes de válvulas no teste da válvula quando despachada ou por engenheiros de serviço de campo altamente qualificados. Ele oferece um teste muito completo, mas a ferramenta não é viável para a maioria das lojas de instrumentos.

Então, o que o técnico deve usar para testar uma válvula de controle?

O que é um teste significativo que pode ser usado como linha de base? Como a maioria das válvulas usa um sinal de entrada de 4 a 20 mA, qualquer ferramenta de teste com um sinal de saída em mA pode fornecer o sinal de entrada em mA para acionar a válvula de controle em sua faixa de operação. Ao aplicar um sinal de entrada de 3,8 mA a uma válvula normalmente fechada, a válvula deve ser fechada com força. Ele deve permanecer fechado a 4,0 mA e afastar-se ligeiramente de sua sede a 4,2 mA. No outro extremo de sua operação, a 19,8 mA,
deve estar quase totalmente aberto. A 20,0 mA, deve estar totalmente aberto e aberto a 20,2 mA (apoiado no batente de deslocamento). Testes dessa natureza determinarão se a válvula está abrindo e fechando corretamente, mas ainda ficam aquém do teste da válvula em toda a faixa em que ela fornece controle. Muitas válvulas, incluindo as que são "inteligentes", têm um elemento de feedback incorporado que gera a posição real como uma porcentagem de abertura / fechamento. Esta saída pode ser um sinal de 4 a 20 mA ou um HART digitalvariável que representa de 0 a 100% do intervalo de operação da válvula de controle. A aplicação de um sinal mA variável, enquanto monitora simultaneamente o mA de saída ou a porcentagem do sinal de amplitude, fornece ao técnico um meio de verificar se uma válvula de controle está operando corretamente em sua faixa. Ao gravar simultaneamente o sinal mA aplicado e o sinal mA de saída ou a porcentagem PV de span, o desempenho da válvula pode ser documentado. Esse teste e resultado documentados costumam ser chamados de "assinatura" da válvula.
A saída deve refletir suavemente o sinal de entrada mA aplicado. Qualquer desvio do sinal aplicado é uma indicação potencial de comportamento aberrante da válvula.

 Estratégia de manutenção pode reduzir custos 

Jim Shields, gerente de marketing de produtos da Fluke, diz que a melhor estratégia de manutenção da classe para válvulas de controle pode reduzir custos, minimizando o número de válvulas puxadas fisicamente do processamento e minimizando os riscos de falhas. Aqui está o conselho dele. Para estabelecer tal prática, a condição da linha de base da válvula em um estado bom conhecido precisa ser documentada. Idealmente, a documentação ocorre quando a válvula é comissionada ou após a revisão.
O técnico registra a assinatura da válvula no estado ideal, plotando a saída mA ou a porcentagem do sinal de amplitude versus o sinal de entrada aplicado e armazena essas informações com a hora, o número do tag da válvula e a data em que a atividade é realizada.
O software de gerenciamento de calibração pode ser usado para gerenciar essas informações. Depois que as assinaturas de desempenho da linha de base das válvulas são registradas, é necessário estabelecer um intervalo de manutenção para testar o desempenho das válvulas.
O uso de intervalos de manutenção existentes é um ponto de partida. Se não houver um intervalo de manutenção estabelecido, o local de serviço da válvula precisa ser avaliado. Aplicações de serviço difíceis determinam um intervalo de manutenção mais curto que o serviço leve, por exemplo. Um intervalo de seis meses a um ano para começar (a menos que o local de serviço seja muito difícil para as válvulas) é um ponto de partida razoável. Alguns dispositivos instalados em sistemas de segurança e desligamento precisam ser verificados a cada três meses, independentemente do local do serviço.
Depois que os dados de assinatura da válvula de linha de base são registrados, as válvulas precisam ser testadas nos intervalos definidos e as assinaturas registradas. As assinaturas podem ser comparadas às assinaturas da linha de base para determinar as alterações em seu desempenho. Se a curva de resposta de saída tiver desenvolvido uma assinatura não linear ou apresentar aberrações nas curvas, a válvula poderá estar desenvolvendo aderência excessiva ou histerese, o que pode exigir que ela seja removida para manutenção

Comentários